Conceito:
Como é comum em palavra que têm ou representa expressão política, não existe um só conceito reconhecido, mais vários e regra geral todos estão corretos. Contudo, o que se pode afirmar é que conceito é explicação com precisão de uma ideia que expressa como compreender, lidar e aplicar uma palavra que pode possuir determinado significado.
A palavra que expressa ideia – é fundamental este entendimento" funciona como uma ferramenta que nos orienta a interpretar, a intervir na realidade que nos cerca. Um conceito entretanto, não deve ser uma camisa de força e muito menos uma “viseira”, cujo mau uso possa nos manter presos a equívocos e por conseguinte enxergando o mudo exterior eternamente por um só ângulo. Neste sentido é que pode"se afirmar que conceito não é imutável, portanto, é preciso rever conceitos, ideias, porque a realidade é dinâmica e neste caso é preciso acompanha"la.
Como pode"se observar, conceito não é parte de discursos filosóficos flutuantes, mas é histórico, social e nacional, localmente enraizado e por conseguinte, deve ser explicado em termo desta realidade. Assim é que elaborar conceitos corretos é formular teorias corretas.
Obs. Ação afirmativa é uma ideia como também é uma ideia a Reparação histórica – reparação pelo crime da História, a escravidão.
Os conceitos são de diversas formas, por conseguinte estão assim apresentados:
01. Conceito indeterminado
Um Conceito que exprime uma essência indeterminada.
Ex.: Não –branco, não –preto,etc.
Na concepção racialista em que se encontra numa relação com o preto, o não-branco é um conceito indeterminado (não tem determinação), uma vez que o não-branco não é branco mas também não é preto. (explicação serve para o não-preto)
02.Conceito Político
Conceito que expressa a forma de como o ser humano deveria, coletivamente, viver Juntos.
Ex.: Liberdade, democracia, justiça, etc.
03. Conceito absoluto ou abstrato.
Conceito de alguma coisa (o que existe ou pode existir) ou de algo enquanto Qualidade ou relação não submetido às condições limitativas do sujeito em que se Realiza.
Ex.: Sabedoria (qualidade do sábio, esse como sujeito), ancestralidade (ancestral), etc .
04. Conceito primitivo
Conceito que não tem definição.
Ex. Trabalhador
O trabalhador só é definido em relação ao operário. Trabalhador em geral, em geral, trabalhador como aquela pessoa que aplica força e emprega sua faculdade para alcançar um determinado fim ou que realiza atividade física ou intelectual necessária para que possa realizar tarefas ou serviços, esse
trabalhador pode ser qualquer ser humano não há como definir quem é ele ou de qual categoria pertence. Neste sentido é que trabalhador em geral do ponto de vista conceitual é indefinido, um conceito primitivo que não tem definição.
03. Conceito teórico.
É o conceito de determinado termo, em geral acompanhado de outra palavra Que faz este termo adquirir um sentido diferente de sua definição original.
Ex. Produto social, necessidade histórica, etc.
Nas elaborações de Karl Marx, as palavras por ele usadas se expressam como Conceitos teóricos. Assim produtos social e necessidade histórica – para Ficarmos nos dois exemplos apenas –as palavras produto e necessidade não são do sentido da definição de ambas, na medida que se definem, respectivamente: produto como bens materiais criados pelo homem e necessidade, como o que é inevitável. Porém, como conceitos teóricos, produto social são; as diferentes religiões existentes numa determinada sociedade e necessidade histórica é a atividade humana como resultado das suas ações e feitos naturais na sua vida passada.
Yedo Ferreira

Comentários
Postar um comentário